Aqui estão nossas 7 principais dicas para ter uma ótima primeira reunião com seu mentor, e uma lista de verificação do que fazer antes, durante e depois da sessão.
Ao marcar uma sessão pela Mentorise, você está dando o primeiro passo para estabelecer um relacionamento próspero e, eventualmente, duradouro. Mas, como a maioria das coisas na vida, você tira o que coloca.
Isso significa que, se você quiser começar da melhor maneira possível e aproveitar ao máximo seu relacionamento com seu novo mentor, terá que trabalhar um pouco.
Fizemos uma pesquisa, e pedimos à nossa comunidade de mentores suas principais dicas sobre como ter uma primeira reunião produtiva. Aqui estão os insights que eles compartilharam:
Como ter uma ótima primeira reunião com seu mentor de crescimento
- Mantenha o foco
Manter o foco ajudará você a garantir que sua reunião seja produtiva e que valha a pena usar seu tempo. As sessões geralmente duram em torno de 45 a 60 minutos e, portanto, você deve garantir que cada segundo conte.
Tenha expectativas realistas antes de começar e não tente cobrar muito. Lembre-se de que eles são mentores e não mágicos e que não poderão resolver todos os seus problemas em uma única sessão. Por isso, recomendamos que faça sessões recorrentes!
Anote em um papel antes da sessão:
Desafios: Tente se concentrar em um desafio-chave por sessão e escolha seu maior desafio para a primeira reunião.
Resultado desejado: Responder a isso ajudará seu mentor a entender como é o sucesso para você, para que ele possa fazer engenharia reversa de um caminho de onde você está agora para onde deseja estar.
- Faça sua lição de casa
Somos uma plataforma 100% integrada com o Linkedin, possibilitando ao mentorado acesso a todo histórico do mentor, que se cadastrou com seu login da rede social.
Dê uma olhada em alguns de seus trabalhos anteriores do mentor no Linkedin e anote os destaques. Dessa forma, você pode consultá-lo durante sua sessão para mostrar que dedicou um tempo para entendê-los e como eles podem ajudá-lo. É uma ótima maneira de construir rapport.
- Respeite o tempo dos Mentores
Coisas simples, como chegar na hora marcada, e avisar seu mentor se você vai se atrasar. Se você precisar cancelar, dê-lhes o máximo de antecedência possível.
Certifique-se de que você não é a única pessoa falando e não tente contar toda a sua história de vida. Haverá muito tempo para isso mais tarde, à medida que vocês continuarem a trabalhar juntos.
Uma dica é olhar para o relógio e ficar atento ao tempo que você passa falando. Se você estiver falando por mais de dois minutos, respire fundo e pare por alguns segundos, algo de bom pode acontecer.
Lembre-se, eles não concordaram com uma sessão apenas para ouvir você falar.
- Tente construir um relacionamento genuíno
Encontrar um mentor não é uma solução de curto prazo e, se você deseja ver resultados, precisa estar nele a longo prazo.
Tente ser simpático fazendo o básico: seja amigável, receptivo, educado e agradecido.
Após a ligação, passe algum tempo escrevendo uma mensagem de agradecimento e certifique-se de deixar uma revisão completa.
Siga-os em sites de redes sociais e comece a interagir com suas postagens curtindo, compartilhando e comentando.
Se você achou seus conselhos úteis, acompanhe-os para informá-los. Lembre-se, é para isso que eles fazem isso – eles querem sentir que estão causando impacto.
- Busque transparência
Se você não for transparente com seu mentor, ele não poderá ajudá-lo.
Quanto mais dados você fornecer a eles, mais eles poderão entender sua jornada, e dar conselhos que ajudam.
Pense nisso como uma sessão de aconselhamento – se você quer resultados, precisa se abrir e ser honesto.
- Respeite os limites
Os mentores estão fazendo um favor ajudando você, mas eles têm um tempo limitado para se envolver com você. Por mais tentador que seja, não envie mensagens de spam ou incomode-os com perguntas de acompanhamento logo após sua primeira ligação.
Se você quiser compartilhar telas para enfrentar desafios práticos, pergunte com antecedência para garantir que eles estejam felizes em fazê-lo. Se você quiser gravar a chamada para poder consultá-la novamente, peça permissão antes de começar. A maioria dos mentores ficará bem com isso, mas ainda é uma prática educada e recomendada.
Não podemos enfatizar esse ponto o suficiente: o tempo deles é valioso e eles vão querer ver que você ouviu os conselhos deles e agiu de acordo com eles antes que eles lhe dêem mais.
- Pergunte como você pode ajudá-los
Reserve algum tempo após a sessão para perguntar ao seu mentor como você pode ajudá-lo.
Relacionamentos reais são construídos em dar e receber, e se houver algo que você possa oferecer a eles, isso pode ajudá-lo a desenvolver uma base mais equilibrada. Mesmo que você não possa ajudá-los, sempre vale a pena oferecer. Seja legal!
E o mais importante, conecte-se com seu Mentor com muito respeito e cordialidade.
A Mentori.se te ajuda a encurtar caminhos!